Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Minas Gerais > Ferros > Parede Principal – Setor Clássicas Longas

Ampliar imagem Parede Principal – Setor Clássicas Longas
Foto: Pedro Bugim
Parede Principal - Setor Clássicas Longas - esquema de trilhas
Parede Principal – Setor Clássicas Longas
Cadastrada por: Luciano Bender, em 17-02-2019 às 00:01
Descrição: A Parede Principal é uma das principais atrações para os escaladores que visitam Ferros. Também conhecida como "Paredes de Aço", conta com vias entre 18 e 220 metros. Esta parede colossal possui cerca de dois quilômetros de extensão, desde sua extremidade direita (Setor Clássicas Curtas) à sua extrema esquerda (Setor Clássicas Longas), com vias de praticamente todos os tipos.

A predominância é de vias em agarras e ótimos abaulados / buracos, conferindo ao escalador lances bem estéticos. Como não poderia deixar de ser, estas paredes apresentam também boas passadas em aderência.

O interessante é o fato de a parede apresentar vias curtas e longas, ambas, tanto com graduações elevadas, quanto com graduações bem simplórias, agradando a todos os gostos.

SETOR CLÁSSICAS LONGAS

Setor da Parede Principal que concentra as maiores vias do Vale do Roncador, com rotas de até 220 metros de extensão, como é o caso do Pr. "Eu Não Sou de Ferro".

Predominância de vias em agarras e buracos, com destaque para o grande negativo existente no meio da parede, que abriga vias longas e de alta graduação, com mais de três enfiadas de corda, contando inclusive com a via mais difícil do polo, o "Pr. Conrado Ferro".

Destaque ao Paredão "CEM" - via com quatro enfiadas e que segue uma linha natural impressionante, e ao Paredão "Trio Elétrico", que possui uma grande diversidade de técnicas em sua extensão (agarras, aderência, cristaleiras, buracos, etc), com lances muito bonitos.

Outra opção interessante é a via "Ih, Ferrou!", por contar com proteção mista, obrigando o escalador a realizar pelo menos três lances protegendo com materiais móveis, em fendas sólidas e buracos perfeitos, ou a via "Rio de Mão Dupla", que, com 140 metros, conta com apenas dois grampos, sendo todo o resto em móvel.
Como chegar à base: Para acessá-lo é necessário seguir a trilha principal do Vale do Roncador por cerca de dois quilômetros, sempre beirando o córrego de mesmo nome. Após cruzar o rio por duas vezes, passar por uma tronqueira e contornar um pasto, é necessário pegar uma bifurcação à direita, subindo em diagonal. Em certo ponto, ao encontrar uma laje de pedra com um filete de água escorrendo, vindo da direita, pode-se seguir por ele (cuidado para não escorregar!) ou seguir pelo barranco à esquerda.
Fonte: VERGNANO, Pedro Bugim Ruel; MAGALHÃES, Antonio Carlos; GOMES, Celso José Ferreira. Guia de Escaladas de Ferros/MG. Rio de Janeiro: Ed. dos autores, 2018. Disponível em http://www.grupounicad.com.br/pedro/Guia_Ferros.pdf